“ELA TINHA NAMORADO. EU ERA UM PALERMA. ELA ERA APAIXONANTE. EU ERA IRREMEDIAVELMENTE SEM GRAÇA. ELA ERA INFINITAMENTE FASCINANTE. ENTÃO EU VOLTEI PARA O MEU QUARTO E DESABEI NO BELICHE DE BAIXO, PENSANDO QUE, SE AS PESSOAS FOSSEM CHUVA, EU SERIA GAROA E ELA, UM FURACÃO.”
“Quem é você, Alasca” é um livro que me cativou do começo ao fim, escrito pelo já conhecido John Green, foi o primeiro livro publicado por ele no Brasil. Eu escolhi esse livro para começar as minhas resenhas para o blog porque ele realmente me marcou. Foi um livro que me fez rir, chorar, refletir, apaixonar entre outras coisas.
Miles Halter é um adolescente nada popular, sem muitos amigos e vive com seus pais na Flórida. Seu hobbie preferido e ler e decorar as últimas palavras de célebres personalidades. Uma frase que o chama atenção é a do escritor François Rabelais que ao morrer disse: “Saio em busca de um grande talvez.”, e é essa frase que o faz decidir sair de casa e estudar em Culver Creek, um colégio interno no Alabama, onde seu pai estudou quanto tinha a sua idade. Ele pensava que não queria esperar a morte para encontrar o seu “grande talvez” e isso o impulsiona a tomar essa decisão. Ao chegar ao internato, ele descobre que vai dividir o quarto com Chip Martin, conhecido como “coronel”, um jovem da sua idade que ama vídeo games e tem raiva dos “guerreiros da semana” que são alunos que passam a semana em Culver Creek e nos fins de semana vão para casa. Miles logo faz amizade com Coronel, que o apelida sarcasticamente de “Gordo” pelo fato dele ser muito magro. Lá, Gordo faz amigos como Takumi e Lara, uma imigrante romena que diverte a todos devido ao seu sotaque. Coronel apresenta a Miles uma garota que realmente o chama atenção, Alasca Young, descrita por ele como, linda, selvagem e enigmática. Gordo logo se apaixona por ela, mas descobre que Alasca possui um namorado fora de Culver Creek, e faz com que ele perca totalmente as esperanças. Ao passar do tempo, Alasca e Miles ficam cada vez mais próximos e isso faz com que ele mude totalmente a sua personalidade, deixando de ser um rapaz tímido e se tornando outra pessoa. Juntamente com Coronel, Alasca, Lara e Takumi, Gordo começa a se envolver em várias aventuras, sempre fugindo dos olhos atentos do “Águia” o reitor do colégio que não tolera qualquer tipo de infrações as regras. O Jeito divertido e enigmático de Alasca faz com que Miles se apaixone cada vez mais por ela, mas também ele descobre que suas atitudes podem leva-lo a um caminho sem volta.

João Vítor Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário